Kadhafi abriu mão de participar de negociações para paz, diz UA

O presidente da Líbia, Muammar Kadhafi, aceitou se manter fora das negociações para colocar um fim nos conflitos que afetam o país há quatro meses, anunciaram neste domingo (26) os dirigentes da União Africana (UA) em um comunicado após uma reunião na África do Sul.

O texto foi lido pelo comissário da UA para Paz e Segurança, Ramtane Lamamra, que se negou a responder perguntas dos jornalistas. Dependendo da forma como isso se dará, a novidade pode ser a chave para o processo de paz no país, já que atende a uma importante exigência dos rebeldes líbios.

Não ficou claro quem representará o governo nas negociações, nem quando elas devem ocorrer.

Referendo


O governo líbio renovou no mesmo dia uma oferta de promover um referendo para decidir se Muammar Kadhafi deve permanecer no poder -uma proposta que provavelmente não interessará aos adversários de Kadhafi, mas que pode ampliar as divergências no interior da Otan.

Estão crescendo as pressões de alguns setores no interior da aliança para buscar uma solução política, três meses após o início de uma campanha militar que está custando bilhões de dólares aos membros da Otan, já provocou mortes de civis e, até agora, não conseguiu afastar Gaddafi do poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jesus te Ama!!!

1 Milhão de Visitas!!!