Personagens das Assembléias de Deus - Gunnar Vingren

Gunnar Vingren (Östra Husby, 8 de agosto de 1879 — Suécia, 29 de junho de 1933) foi um missionário evangelista pentecostal sueco. Atuou no início do século XX na Amazônia e Nordeste brasileiro. De seu trabalho surgiram as Assembleia de Deus no Brasil.

Imigrou aos Estados Unidos onde se formou em estudo pastorais pelo Seminário Teológico Sueco de Chicago. Ministrou algumas igrejas batistas escandinavas e decidiu seguir sua vocação missionária. Veio ao Brasil com Daniel Berg no final de 1910, estabelecendo-se em Belém.

Estudou português e propagou a doutrina pentecostal de maneira proselitista inicialmente entre batistas em Belém e depois entre ribeirinhos da amazônia e no nordeste brasileiro. Na década de 1920 mudou-se para o sul a fim de ampliar sua atividade missionária.

Trabalhou na organização da nascente Assembleias de Deus através de criar publicações, convocar a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, compilar um hinário.

Em uma viagem à Suécia conheceu e casou com Frida Vingren. Gunnar possuía uma saúde frágil e retornou a seu país natal para morrer em 1933.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jesus te Ama!!!

1 Milhão de Visitas!!!